Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

Sexta-Feira, Dia 29 de Abril de 2011 as 08h:58



Fundo Garantidor protege mutuários do Minha Casa Minha Vida contra dívidas


O Fundo Garantidor Habitacional foi criado com intuito de auxiliar famílias de baixa renda no pagamento das prestações no caso de atraso, seja por desemprego, queda de renda, além de danos físicos ao imóvel ou morte e invalidez.

Para Marco Aurélio Luz, presidente da AMSPA - Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências a ideia é ótima, mas deveria cobrir outros planos habitacionais.

Lançado pelo governo com objetivo de reduzir o déficit habitacional no País, o programa “Minha Casa Minha Vida” (PMCMV) foi instituído em maio de 2009. Para evitar a inadimplência por parte das famílias de baixa renda também houve a criação, em julho do mesmo ano, a criação do Fundo Garantidor Habitacional (FGH). A iniciativa permite a cobertura de parte do pagamento das prestações nos casos de desemprego, redução de renda, morte e invalidez permanente e nas despesas de recuperação relativas a danos físicos ao imóvel.

Segundo Marco Aurélio Luz, presidente da AMSPA - Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências, a iniciativa é louvável, mas ela peca por não incluir os planos habitacionais populares como, SFH - Sistema Financeiro da Habitação, contratos anteriores ao PMCMV, e CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, que é de responsabilidade do governo do Estado de São Paulo também deveriam adotar o FGH. Já a COHAB - Companhia Metropolitana de Habitação, nas construções novas com a adoção do PMCMV, pertencentes a famílias de renda de 0 a 3 salários mínimos, os mutuários podem aderir ao Fundo Garantidor.

Para ele, os mutuários desses outros financiamentos também podem ser afetados por esses imprevistos. “Seria ótimo que eles tivessem essa proteção para que evitem o aumento da dívida desproporcional, principalmente, se ocasionada pela cobrança de juros abusivos. Em vez de diminuir, as prestações aumentam o que acaba virando uma ‘bola de neve’ sem fim e o comprador do imóvel fica sem ter a quem recorrer”, contesta.

Para ter a cobertura do Fundo Garantidor é preciso atender os seguintes critérios:

- Renda entre três e cinco salários terá a cobertura de até 36 prestações.
- Renda entre cinco e oito salários terá a cobertura de até 24 prestações.
- Renda entre oito e dez salários terá a cobertura de até 12 prestações.

Independentemente da queda de renda, também é necessário que o adquirente do imóvel faça o pagamento mínimo de 5% da parcela refinanciada, que serão devolvidos como bônus após o pagamento de refinanciamento. “Para conseguir o Fundo Garantidor é preciso ter quitado ao menos seis prestações do contrato. A quitação ocorrerá após o pagamento da última parcela no prazo estabelecido pelo devedor”, explica Marco. O programa “Minha Casa Minha Vida” garante, além do fundo (FGH), a redução do valor dos seguros contra Danos Físicos ao Imóvel (DFI) e para Morte e Invalidez Permanente (MIP) do financiamento, o corte de custos de cartório para o registro do imóvel e uso do FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Para manter o FGH, que demora em média três meses para sua liberação, é preciso comprovar a cada seis a diminuição da renda ou desemprego. É preciso também pagar a contribuição de 0,5% nas seis primeiras prestações do contrato. “O mutuário não é obrigado a recorrer ao fundo, mas se precisar, ele deve avaliar o risco de não conseguir honrar as prestações, pois é cobrado entre 5% e 6% de taxa de juros”, alerta. “Não há como negar as vantagens de obtê-lo. É essencial para que o devedor ganhe tempo para se recuperar financeiramente e continuar o pagamento das parcelas”, completa.
SERVIÇO:

Os mutuários interessados no Fundo Garantidor podem recorrer à AMSPA para obter mais esclarecimentos. Basta entrar em contato pelo telefone (11) 3292-9230 ou comparecer em uma das unidades da entidade com o contrato e os comprovantes do que já foi pago. Endereços e mais informações no site: www.amspa.org.br
Siga-nos no http://twitter.com/@linkportal
________________________________________
AMSPA (www.amspa.org.br)
Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências

Pioneira na proteção dos direitos dos donos de imóveis, a AMSPA foi criada em julho de 1991, pelo mutuário João Bosco Brito, com objetivo defender os mutuários contra os abusos de construtoras, cooperativas e instituições financeiras em assuntos relacionados à aquisição da casa própria.

A Associação dos Mutuários atende 18 mil associados na região de São Paulo e adjacências, proprietários com os mais variados tipos de financiamento habitacional, entre eles: SFI – Sistema Financeiro Imobiliário; SFH – Sistema Financeiro da Habitação; COHAB – Companhia Metropolitana de Habitação; CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano; PAR – Programa de Habitação Popular; além de contratos diretos com construtoras; cooperativas habitacionais e Carteira Hipotecária.

Presidida por Marco Aurélio Luz, a AMSPA possui uma sede, localizada em São Paulo, na praça Dr. João Mendes e mais três subsedes, uma no bairro do Tatuapé, na Capital paulista, as outras duas situadas em Santos e Campinas. Com 19 anos de atividades, a AMSPA já solucionou mais de 9 mil casos judicial ou extrajudicial. Desses, cerca de 80% dos processos tiveram causa ganha já na 1ª instância.

Abril 2011 - Jornalista responsável: Márcia Brandão (MTb 59.938)



Fonte: LINK Portal da Comunicação





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
CLUBE TURISMO - Franqueada alcança faturamento de R$ 3,5 MI em um ano 03/10/2023
CLUBE TURISMO - Franqueada alcança faturamento de R$ 3,5 MI em um ano
 
CUIDARE BRASIL - Franquia expande por São Paulo com sua 25ª unidade no estado 03/10/2023
CUIDARE BRASIL - Franquia expande por São Paulo com sua 25ª unidade no estado
 
FRANQUIAS geram 160 mil Novos Empregos no Rio no 1º semestre/2023 14/09/2023
FRANQUIAS geram 160 mil Novos Empregos no Rio no 1º semestre/2023
 
ACESSO SAÚDE - Rede de Franquias lança Projeto TÁ DODÓI 02/08/2023
ACESSO SAÚDE - Rede de Franquias lança Projeto TÁ DODÓI
 
Empreender sozinho ou em franquia?  artigo de Patrícia Lion 14/07/2023
Empreender sozinho ou em franquia? artigo de Patrícia Lion
 
PIZZARIA DI NAPOLLI - Rede visa dobrar de tamanho em 2023 04/06/2023
PIZZARIA DI NAPOLLI - Rede visa dobrar de tamanho em 2023
 
SMART STORE - Empreendedoras celebram Dia das Mães com independência financeira 15/05/2023
SMART STORE - Empreendedoras celebram Dia das Mães com independência financeira
 
TINTAS MC - Após Pandemia, mãe e filho passaram a ser franqueados em Sampa 15/05/2023
TINTAS MC - Após Pandemia, mãe e filho passaram a ser franqueados em Sampa
 
RUN MORE - Rede abre Nova Franquia em Passo Fundo 26/04/2023
RUN MORE - Rede abre Nova Franquia em Passo Fundo
 
FRANQUIAS de Saúde, Beleza e Bem-Estar têm Alta de 21,5% 15/04/2023
FRANQUIAS de Saúde, Beleza e Bem-Estar têm Alta de 21,5%
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites