Preços mais baixos, novos produtos, franquias em áreas mais populares e nova identidade visual são as armas da rede brasileira para ganhar mercado
O cinqüentenário da Domino’s Pizza, completado em 2010, renovou a tradicional marca americana de pizza delivery. No Brasil algumas mudanças estratégicas acompanham esses novos ares. Na última convenção mundial da marca o Brasil foi citado como um dos maiores mercados potenciais, ao lado da China e ganhou total apoio da matriz para crescer.
O resultado já é sentido: a rede, atualmente com 33 lojas em operação, deve fechar o ano com 94 unidades, entre abertas e assinadas. Em 2010 obteve crescimento de 10% em relação ao ano anterior. Para 2011, a expectativa é crescer 22%. No comparativo de abril de 2011 com abril de 2010 o crescimento já superou a meta, alcançando 24%.
Gestor da marca no país desde 2004, o Grupo Umbria deu a largada para um novo projeto de expansão, onde destacam-se: política de preços reduzidos, abertura de unidades em áreas mais populares, cardápio regionalizado e nova identidade visual das lojas. A ordem é ‘democratizar’ a pizza e chegar a 2016 com 150 lojas pelo país. “Teremos Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil e queremos chegar até lá super bem estruturados para atender essa grande demanda. Afinal, são dois eventos que combinam perfeitamente com pizza”, avalia o novo diretor geral, Henrique Pamplona, vindo da bandeira Spoleto.
PREÇOS E NOVOS PRODUTOS:
A redução de 30% em média nos preços das pizzas mais pedidas e outras campanhas agressivas de preços já começaram. Em abril o cardápio ganhou 4 novos sabores, adaptados ao paladar dos brasileiros (bauru, toscana, camarão e frango) nas pizzas e sanduíches, também com preços promocionais. As promoções nas redes sociais (facebook e twitter) já começaram, o site foi reformulado e a equipe prepara a entrada no ecommerce, ainda esse ano.
NOVO PLANO DE EXPANSÃO:
O novo plano de expansão pretende levar franquias a áreas mais populares, atingindo as classes B e C, antes menos contempladas. Áreas como municípios do Grande Rio e da Grande São Paulo, novas capitais e algumas cidades do interior paulista estão na mira.
Outra estratégia é vender áreas a novos franqueados, dando preferência a candidatos que queiram ter mais de uma loja. O projeto de expansão incluiu um trabalho de mapeamento sócio-demográfico com a delimitação das áreas de entrega de cada loja a ser inaugurada, preservando a região de cada futuro franqueado.
Na opinião da diretora de expansão do Grupo Umbria, Renata Rouchou, a grande vantagem para os novos franqueados é ainda poder escolher entre inúmeras regiões com excelente potencial para o negócio, ao contrário de outras marcas consagradas. “Nosso estudo separa as áreas exclusivas de delivery sempre com base nas premissas da Domino´s Internacional, e com a segurança de que o tempo de preparo e entrega dos produtos não exceda 30 minutos após o pedido”, completa.
Além das 32 unidades em operação no país, já estão em obra 10 novas lojas. Outras 13 foram assinadas e 39 estão em negociação. A previsão é fechar 2011 com 94 no total, um salto enorme em tão pouco tempo. Rio de Janeiro, Volta Redonda (RJ), São Paulo, Belém, Curitiba, Fortaleza, Uberlândia (MG), são cidades contempladas. Em negociação estão unidades novas em Belo Horizonte, Distrito Federal, Vitória, São Luis e Duque de Caxias.
MUDANÇA DE IDENTIDADE VISUAL:
Para coroar essa nova fase no Brasil, as lojas da Domino’s vão ganhar uma nova identidade visual, desenvolvida pela Packaging Brands. O projeto segue um conceito de modularidade, buscando referência em brinquedos de encaixe e suas cores primárias. Bem como a influência dos pequenos restaurantes americanos e seus clássicos "boots" (mesas cercadas por bancos acolchoados fixos criando nichos próprios): “Nossa intenção foi criar uma atmosfera baseada em alegria, bom humor e conforto. Onde o objetivo máximo é trazer o consumidor acostumado a usar o serviço delivery para comer sua pizza dentro da loja”, diz Maria Luz Schneider, sócia da Packaging Brands.
Co-responsável pelo projeto, o escritório Valéria Araujo Arquitetura e Planejamento vai priorizar materiais sustentáveis no novo mobiliário: “Teremos tratamento especial de iluminação , paisagismo som e acústica , além de uma ambientação especial afinada com o branding da marca”, revela a sócia Valéria Araújo.
NOVO MODELO STORE IN STORE:
A Domino’s leva para a ABF 2011 um novo modelo de negócio: lojas store in store com outra bandeira do Úmbria, a Spoleto. Dentro de um mês estarão operando no Rio de Janeiro 3 unidades próprias nesse formato: as lojas do Humaitá, Ipanema e Copacabana, âncoras da Domino’s, que passarão a dividir o espaço com a rede Spoleto. Segundo a diretora de expansão Renata Rouchou, o modelo segue uma tendência da Domino’s Internacional,de unir marcas e criar uma receita marginal para o negócio. “O modelo store in store possibilita aumentar o leque de clientes, otimizar a operação e rentabilizar o negócio”, avalia Rouchou. As lojas são de rua, com área mínima de 150m2.
As store in store já abrem com a nova identidade visual. O projeto visa a integração das marcas de maneira suave e harmônica. “Para isto teremos uma versão de projeto especial, com novos balcões em material especial colorido com a cor e blockletters das marcas, novos menuboards, novos equipamentos, mobiliário, tudo colorido e alegre, de maneira sustentável. A proposta visa a refletir o dinamismo e a inovação das duas marcas”, diz a arquiteta Valéria Araújo, co-autora do projeto junto com a Packaging Brands.
A Domino´s é uma das 3 redes de food service administradas pela Umbria. Com onze anos de operação no mercado brasileiro, o grupo controla também o Spoleto, hoje com 273 unidades, a Koni Store – de comida japonesa - , duas fábricas e uma distribuidora, além de todo o apoio da central de serviços compartilhados.