Ser grande. Este sonho pode se tornar uma realidade muito mais rápida do que esperam as pequenas e médias empresas. O sistema de franchising é a principal chave para este sucesso. Só no ano passado, 12.867 novas redes surgiram no país. O crescimento
O diferencial dos produtos e serviços oferecidos faz a diferença nesse processo de engrandecimento da marca. A pequena ou média empresa precisa atrair mercado consumidor e despertar o interesse de investidores. Muitas já possuem esse caminho, mas não sabem como iniciar os primeiros passos em uma trajetória de sucesso.
Quanto se tem este conjunto em mãos, o empreendedor precisa avaliar se a empresa tem estrutura para franquear. Essa competência está ligada diretamente à capacidade de fornecer produtos e know-how para os franqueados. Isso exige tempo e um estudo detalhado de mercado para evitar riscos e até mesmo a mortalidade do negócio.
“Esta análise precisa ser minuciosa. É necessário fazer todas as avaliações de risco e traçar metas de crescimento para que a empresa comece a franquear tendo todas as informações necessárias para passar adiante com segurança”, explica Marcos Nascimento, diretor da Cia de Franchising, empresa responsável pela formatação, comercialização e expansão de franquias.
Depois de essa avaliação estar pronta, chega à vez da análise financeira. Mesmo sendo uma das fases mais detalhadas, é a partir deste passo que o empresário enxerga a viabilidade de expansão e começa a traçar um plano de negócios. Desta forma ele tem todo o controle de quais pontos estão devidamente formatados, quais podem apresentar dúvidas e os que ainda precisam de reformuladas, de acordo com o franqueado.
Um dos pontos mais interessante de ver a pequena ou média empresa realmente se tornando uma rede é quando se elabora o manual de operação da franquia para orientar o franqueado sobre todo o processo de criação, além de apresentar o contrato que contemple todos os serviços, produtos e suporte. A elaboração do manual também inclui estruturar uma infraestrutura de treinamento aos futuros franqueados. Depois, é só começar todo o processo de expansão: procurar empreendedores para fazer parte da franquia que acabou de nascer.
Para Nascimento, hoje, o franchising é uma opção sólida e segura para que uma marca cresça e dê bons frutos. “Este sistema permite que tanto franqueador como franqueado consigam obter bons resultados em vendas e nos lucros. Também permite que qualquer pessoa possa fazer um investimento e se tornar um empresário de sucesso”, ressalta o especialista em franquias.
A Rio Preto Franchising Business
A Rio Preto Franchising Business já nasceu grande. Idealizada pela Lacerda Comunicação, a feira é considerada a quarta maior do país neste segmento e aguarda movimentar mais de R$ 6 milhões em negócios durante os dias 14 e 15 de outubro, no Complexo Swift, das 14h às 21h. São esperadas mais de 10 mil pessoas durante os dois dias. A feira também conta com a parceria da Cia de Franchising e da Prefeitura de São José do Rio Preto.