Encontram-se apresentadas a seguir algumas das várias expressões utilizadas no franchising brasileiro. A sua utilidade está em que elas evidenciam de forma bastante clara as características dessa modalidade de negócio que tem se expandindo a taxas chinesas por muitos anos no Brasil.
CIRCULAR DE OFERTA DE FRANQUIA
Documento que contém informações sobre a empresa franqueadora e é entregue aos interessados em se tornar franqueados. A entrega do documento é obrigatória, de acordo com a legislação federal, e assegura total transparência no relacionamento entre franqueador e franqueado.
CONSULTORIA DE CAMPO
Também chamada de Consultoria do Tempo. Trata-se da visita periódica de um representante do franqueador aos franqueados. O objetivo é acompanhar a atuação de cada unidade, checando procedimentos, fornecendo orientações e recolhendo sugestões.
CONTRATO DE FRANQUIA
Documento que formaliza o negócio, definindo direitos e deveres do franqueador e do franqueado.
EXPANSÃO DA REDE
Aumento do número de franqueados. Muitas empresas franqueadoras contam com departamentos especializados para cuidar da expansão da rede, buscando novos franqueados no Brasil e no exterior.
FRANCHISING
Método adotado por empresas para oferecer produtos e serviços ao consumidor por meio de uma rede de franquias.
FRANQUIA
Estabelecimento aberto por um franqueado, responsável por sua instalação, operação e gestão, de acordo com os padrões fornecidos no Contrato de Franquia.
FRANQUIA DE CONVERSÃO
Absorção, pelo franqueador, de tecnologia ou negócio desenvolvido por um franqueador e que passa a ser aplicado a toda a rede.
FRANQUEADO
Pessoa física ou jurídica que adquire a franquia. Com as informações oferecidas pelo franqueado, pode implementar e administrar seu próprio negócio.
FRANQUEADOR
Empresa que oferece a terceiros (franqueados), mediante contrato, a oportunidade de utilizar sua marca, seus conhecimentos e outras competências.
FUNDO DE PROPAGANDA
Também chamado de Fundo de Marketing, é formado pela soma das taxas de propaganda pagas pelos franqueados. A administração e a utilização dos recursos é realizada em conjunto por franqueadores e franqueados, com regras claramente definidas no Contrato de Franquia.
LICENCIAMENTO
Diferente do franchising, trata-se da autorização, por meio do pagamento da taxas, para o uso de uma marca, logotipo ou personagem. No franchising, além da autorização para usar a marca do franqueador, existe a transferência do know-how de operação dos negócios. Algumas redes de franquias, por exemplo, pagam taxas para utilizar a imagem de personagens de desenhos animados na promoção de seus produtos, por determinado período.
LOJAS PRÓPRIAS
Unidades que pertencem ao franqueador.
MASTER-FRANQUIA
Um franqueado, autorizado pelo franqueador, fica responsável por administrar a rede em determinada região, tanto em território nacional como internacional. O máster-franqueado pode, entre outras atividades, franquear unidades e oferecer treinamentos.
REDE DE FRANQUIAS
Conjunto de todos os franqueados de uma empresa.
ROYALTIES
Remuneração mensal paga pelo franqueado ao franqueador pelo uso da marca. A fórmula de cálculo dos royalties é variável, sendo a mais comum um percentual sobre o faturamento da unidade franqueada. Muitas empresas franqueadoras já isentam a rede do pagamento de royalties, incrementando sua receita com a oferta de serviços diferenciados aos franqueados.
STORE IN STORE
Também chamada de Franquia Combinada ou Franquia Shop in Shop. Trata-se de uma franquia dentro de outro estabelecimento franqueado, mas de ramo diferente. Exemplo: uma lanchonete dentro de uma livraria.
TAXA DE FRANQUIA
Valor pago pelo franqueado na assinatura do contrato.
TERRITÓRIO
Área de atuação com exclusividade ou preferência para um único franqueado. O território deve ser especificado no contrato de franquia e, muitas vezes, é utilizado para definir também o raio de atuação do máster-franqueado.
UNIDADE-PILOTO
Estabelecimento que pertence ao franqueador e é administrado como se fosse uma franquia, servindo de modelo para toda a rede.