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Investimentos

16 de Agosto de 2021 as 05:08:32



MAGAZINE LUIZA - Resultado no 2º Trimestre/2021: POSITIVO


MAGAZINE LUIZA - Resultado no 2º Trimestre/2021
 
Positivo; uma máquina em vender
13.08.2021
Por Georgia Jorge, CNPI
 
A Magazine Luiza entregou resultado positivo no 2T21. Em nossa visão, apesar de todos os canais de vendas terem apresentado forte crescimento, o destaque ficou por conta das vendas on-line com estoque próprio (1P), dada a forte base comparativa do ano anterior,  ocasião em que ambiente de isolamento social favoreceu o crescimento das vendas desse canal em 171,5% a/a. 
 
Desempenho das Ações. 
 
Os papéis MGLU3 acumulam queda de 15,9% desde o início do ano. Esse desempenho reflete, em nossa visão, o movimento de rotação por parte dos investidores, que têm optado por companhias que sofreram bastante no ano anterior e devem ser favorecidas com a gradual reabertura da economia. 
 
Apesar disso, entendemos que esse desempenho não se justifica, dadas as diversas inciativas que a Magazine Luiza tem em andamento e que proporcionam à companhia crescimento expressivo trimestre após trimestre, mesmo com fortes bases comparativas, combinado com rentabilidade, mesmo em um cenário fortemente competitivo, o que a destaca frente aos seus pares. Por essa razão, mantemos nosso preço-alvo para o final de 2021 em R$ 27,10 e recomendação de Compra.
 
Desempenho econômico-financeiro
 
As vendas brutas somaram R$ 13,7 bilhões, 60,5% superior a/a e em linha com as nossas estimativas (+3,8 r/e). O destaque ficou por conta do robusto crescimento nas vendas on-line com estoque próprio (1P) de 40,1% a/a, mesmo com a recuperação das vendas em lojas físicas (ainda que não normalizadas, dadas as restrições ao funcionamento de lojas em abril deste ano). Somando a forte performance de todos os canais de vendas, a receita líquida atingiu R$ 9,0 bilhões, +61,9% a/a e -0,2% r/e.
 
A margem bruta, por sua vez, veio em 25,6%, levemente abaixo na comparação anual (-0,2 p.p. a/a e -0,1 p.p. r/e), mesmo com a redução da participação do e-commerce tradicional (1P) nas vendas em 11,8 p.p. a/a., o que havia impactado negativamente a margem do 2T20.
 
Já a margem EBITDA Ajustada, incluindo equivalência patrimonial, veio em 4,9%, alta de 2,4 p.p. a/a e -0,2 p.p. r/e, favorecida pela retomada das vendas em lojas físicas (considerando a fraca base comparativa no 2T20, período de maior isolamento social vivido no país) e consequente recuperação da alavancagem operacional.
 
Na mesma direção, a margem líquida subiu 2,2 p.p. a/a (-0,1 p.p. r/e) e alcançou 1,1%, com o ganho de alavancagem operacional sendo mitigado parcialmente pelo aumento das despesas financeiras.
 
A esse respeito, observamos que seu endividamento bruto atingiu R$ 2,3 bilhões no 2T21, crescimento de 40,1% a/a, enquanto sua posição de caixa líquido terminou o trimestre em 1,9x Caixa Líquido/EBITDA Ajustado, ante 4,4x no 2T20, o que já era esperado, dado que a companhia se encontrava com uma robusta posição de caixa para fazer frente a investimentos previstos, após a captação de recursos via follow on junto ao mercado ao final de 2019.
 
Por fim, os investimentos do trimestre totalizaram R$ 306 milhões, equivalente a 2,2% do GMV (0,8% no 2T20), distribuídos entre novas lojas (~24%), reforma de lojas (~5%), tecnologia (~33%) e logística (~38%). Vale destacar a abertura de 183 lojas nos últimos 12 meses, das quais 29 foram inauguradas nesse trimestre (incluindo quiosques dentro das Lojas Marisa).
 
Confira no anexo a íntegra do estudo preparado a respeito, elaborado por
GEORGIA JORGE, CNPI, analista do BB INVESTIMENTOS

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: GEORGIA JORGE, CNPI, analista do BB INVESTIMENTOS





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