Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

16 de Agosto de 2021 as 04:08:17



HONG KONG - Grupo de Defesa de Direitos Humanos anuncia Auto-Dissolução


Figo Chan, lider da CHRF, levado a julgamento
 
Estão presos os líderes da CHRF, como Jimmy Lai, Figo Chan Ho-wun, Lee Cheuk-yanAlbert Ho e Leung "Long Hair" Kwok-hung. O magnata Jimmy Lai era frequentador da Casa Branca e assegurava recursos do governo norte-americano ao grupo.
 
Fim da Frente Civil de Direitos Humanos se dissolve dias após a polícia ter sugerido que seus comícios anteriores podem ter violado a lei de segurança nacional
 
A CHRF Frente Civil de Direitos Humanos anunciou seu encerramento no domingo, dizendo que nenhum membro estava disposto a desempenhar funções de secretariado depois que seu lider Figo Chan Ho-wun foi preso por 18 meses por participação em comício de 2019.
 
A organização, que no passado havia contado numerosos partidos políticos como membros, tem tido presença significativa e organizadora de protestos em Hong Kong. Durante anos consecutivos, realizou os protestos anuais de 1 º de julho, até que as autoridades começaram a negar sistematicamente permissão para realizá-los, sob alegação da pandemia pelo coronavírus.
 
"A CHRF originalmente esperava continuar enfrentando o desafio com todos nos costumes existentes, mas o convento Figo Chan já está preso por causa de vários casos, e a secretaria não pode mais manter suas operações. Sem membros participando da próxima secretaria, só podemos anunciar nossa dissolução."
 
Chan, de 25 anos, foi preso em maio ao lado de outros ativistas de alto perfil de Hong Kong, Lee Cheuk-yan, Jimmy Lai, Albert Ho e Leung "Long Hair" Kwok-hung, por seu envolvimento em um protesto em 01.10.2019, uma das centenas de comícios pró-democracia realizados em Hong Kong naquele ano, mas que coincidiu com o Dia Nacional da China.
 
Nesse protesto houve confrontos violentos e caos nas ruas, a polícia usou gás lacrimogêneo e canhões de água contra manifestantes, alguns dos quais jogaram coquetéis molotov e acenderam fogueiras. Um estudante de 18 anos foi baleado à queima-roupa por um policial.
 
A dissolução ocorreu poucos dias depois que o chefe de polícia sugeriu que comícios anteriores organizados pela CHRF podem ter violado a lei de segurança nacional, apesar da CHRF obter licenças e repetidas garantias das autoridades de que a lei de 13 meses não é retroativa.
 
A polícia está investigando as finanças da CHRF desde abril, e no domingo o South China Morning Post citou uma fonte ligada ao governo dizendo que a polícia continuaria a perseguir o grupo, independentemente de sua dissolução.
 
Em sua declaração de domingo, a CHRF agradeceu ao povo de Hong Kong por caminhar com eles nas últimas duas décadas, o que "permitiu ao mundo ver Hong Kong, permitiu que a luz brilhasse através da escuridão e semeou a semente da democracia e da liberdade no coração das pessoas".
 
A dissolução da CHRF vem poucos dias depois que o maior sindicato de professores de Hong Kong também anunciou que estava se dissolvendo. A sociedade civil e grupos comunitários estão sob crescente pressão política na cidade, onde as autoridades continuam a reprimir qualquer coisa que possa ser interpretada como dissidência ou sentimento anti-Pequim.
 
No mês passado, cinco membros de um sindicato de fonoaudiólogos foram presos por causa da publicação de livros infantis sobre ovelhas tentando conter lobos de sua aldeia. Os livros, que supostamente buscavam explicar o movimento democrático às crianças, foram acusados de serem conteúdo sedicioso.
 
 
CONFIRA TAMBÉM:
 


Fonte: Helen Davidson, THE GUARDIAN. Tradução, Copidescagem e Subtítulo da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
LULA e MADURO tratam de Eleições na Venezuela no 2º semestre 01/03/2024
LULA e MADURO tratam de Eleições na Venezuela no 2º semestre
 
CELAC - LULA propõe moção à ONU pelo Fim do Genocídio em Gaza 01/03/2024
CELAC - LULA propõe moção à ONU pelo Fim do Genocídio em Gaza
 
MASSACRE DE CIVIS em Gaza, 'Israel pagará por isso', afirma o Hamas 29/02/2024
MASSACRE DE CIVIS em Gaza, 'Israel pagará por isso', afirma o Hamas
 
G20 debate Inclusão Financeira e Renegociação de Dívidas de Países Vulneráveis 29/02/2024
G20 debate Inclusão Financeira e Renegociação de Dívidas de Países Vulneráveis
 
G20 - Economista propõe Cobrança de 2% sobre Riqueza de Bilionários 29/02/2024
G20 - Economista propõe Cobrança de 2% sobre Riqueza de Bilionários
 
TAXAÇÃO DE SUPER RICOS - Haddad quer Proposta “Ambiciosa” 29/02/2024
TAXAÇÃO DE SUPER RICOS - Haddad quer Proposta “Ambiciosa”
 
HADDAD testa negativo para Covid e retoma agenda no última dia do G20 no Brasil 29/02/2024
HADDAD testa negativo para Covid e retoma agenda no última dia do G20 no Brasil
 
MILEI acirra Crise Política na Argentina 28/02/2024
MILEI acirra Crise Política na Argentina
 
G-20 -  Haddad quer União Internacional para taxar Super-Ricos 28/02/2024
G-20 - Haddad quer União Internacional para taxar Super-Ricos
 
ISRAEL proíbe civis palestinos de retornar ao norte de Gaza até que todos os reféns sejam libertados 27/02/2024
ISRAEL proíbe civis palestinos de retornar ao norte de Gaza até que todos os reféns sejam libertados
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites