Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Política

Sábado, Dia 11 de Setembro de 2021 as 18:50:27



B-17 Muda Discurso-2: Disse que Não Teve Intenção de Agredir Outros Poderes


Presidente diz que não teve intenção de agredir outros Poderes
 
Afirmação está em nota divulgada nesta 5ª feira, 09.09
 
O presidente Jair Bolsonaro emitiu nota oficial nesta 5ª feira, 09.09, em que afirma não ter tido a intenção de agredir outros Poderes da República e destacou que respeita a harmonia entre as instituições.
 
A nota oficial, divulgada na página do Palácio do Planalto na internet, ocorre dois depois das manifestações pró-governo do dia 7 se setembro, que contou com a participação do presidente.
 
Na ocasião, tanto em Brasília quanto em São Paulo, Bolsonaro fez críticas a ministros do STF Supremo Tribunal Federal e ao sistema de urnas eletrônicas. Como reação, o presidente do STF, Luiz Fux, e o ministro Luis Roberto Barroso, presidente do TSE Tribunal Superior Eleitoral, rebateram Bolsonaro.
 
"No instante em que o país se encontra dividido entre instituições é meu dever, como presidente da República, vir a público para dizer: Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar",
 
escreveu o presidente.
 
Na nota, Bolsonaro elencou dez pontos. Em um deles, o presidente diz que as divergências se deram por causa de conflitos de entendimento sobre decisões do ministro Alexandre de Moraes, do STF, e falou que nenhuma autoridade tem o direito de "esticar a corda". Ele escreveu ainda que suas palavras, "por vezes contundentes", são resultado do "calor do momento".
 
"Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news. Mas na vida pública, as pessoas que exercem o poder não têm o direito de ‘esticar a corda’, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia. Por isso quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum".
 
Ainda sobre o ministro Alexandre de Moraes, Bolsonaro afirmou que as divergências são naturais e que vai buscar resolvê-las por medidas judiciais para assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais da Constituição Federal.
 
Por fim, Bolsonaro afirmou que respeita as instituições da República, defendeu o regime democrático e disse que está disposto a manter o diálogo.
 
"Reitero meu respeito pelas instituições da República, forças motoras que ajudam a governar o país. Democracia é isso: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando juntos em favor do povo e todos respeitando a Constituição. Sempre estive disposto a manter diálogo permanente com os demais Poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles. Finalmente, quero registrar e agradecer o extraordinário apoio do povo brasileiro, com quem alinho meus princípios e valores, e conduzo os destinos do nosso Brasil".
 
Confira a íntegra da Declaração à Nação, emitida por Jair Bolsonaro:
 
Declaração à Nação
 
No instante em que o país se encontra dividido entre instituições é meu dever, como Presidente da República, vir a público para dizer:
 
1. Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar.
 
2. Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo Ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news.
 
3. Mas na vida pública as pessoas que exercem o poder, não têm o direito de “esticar a corda”, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia.
 
4. Por isso quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum.
 
5. Em que pesem suas qualidades como jurista e professor, existem naturais divergências em algumas decisões do Ministro Alexandre de Moraes.
 
6. Sendo assim, essas questões devem ser resolvidas por medidas judiciais que serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais previsto no Art 5º da Constituição Federal.
 
7. Reitero meu respeito pelas instituições da República, forças motoras que ajudam a governar o país.
 
8. Democracia é isso: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando juntos em favor do povo e todos respeitando a Constituição.
 
9. Sempre estive disposto a manter diálogo permanente com os demais Poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles
 
10. Finalmente, quero registrar e agradecer o extraordinário apoio do povo brasileiro, com quem alinho meus princípios e valores, e conduzo os destinos do nosso Brasil.
 
DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA
 
Jair Bolsonaro
 
Presidente da República Federativa do Brasil


Fonte: AGENCIA BRASIL Imagem de arquivo.





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
DÉFICIT ORÇAMENTÁRIO - Solução poderá vir do Congresso, afirma Renan 02/09/2015
DÉFICIT ORÇAMENTÁRIO - Solução poderá vir do Congresso, afirma Renan
 
DROGAS - Descriminalização do porte não será unanimidade, diz ministro Fux 02/09/2015
DROGAS - Descriminalização do porte não será unanimidade, diz ministro Fux
 
LEVY  01/09/2015
LEVY "Estados arrecadam mais, mas aumentam gastos e se endividam"
 
HÉLIO BICUDO protocola 21º pedido de Impeachment de Dilma Rousseff 01/09/2015
HÉLIO BICUDO protocola 21º pedido de Impeachment de Dilma Rousseff
 
GILMAR MENDES reitera pedido de investigação da campanha de Dilma à Janot 01/09/2015
GILMAR MENDES reitera pedido de investigação da campanha de Dilma à Janot
 
AÉCIO NEVES - TSE identifica doação de campanha não declarada de R$ 2 milhões da Odebrecht 31/08/2015
AÉCIO NEVES - TSE identifica doação de campanha não declarada de R$ 2 milhões da Odebrecht
 
ORÇAMENTO 2016 trata com transparência o déficit previsto, segundo Temer 31/08/2015
ORÇAMENTO 2016 trata com transparência o déficit previsto, segundo Temer
 
DÉFICIT HABITACIONAL - Famílias resistem à reintegração de posse em São Paulo 31/08/2015
DÉFICIT HABITACIONAL - Famílias resistem à reintegração de posse em São Paulo
 
BIODIVERSIDADE - Povos tradicionais poderão negar acesso a plantas e animais 31/08/2015
BIODIVERSIDADE - Povos tradicionais poderão negar acesso a plantas e animais
 
JANOT arquiva ação contra Dilma e faz crítica à Justiça Eleitoral 30/08/2015
JANOT arquiva ação contra Dilma e faz crítica à Justiça Eleitoral
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites