Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Economia e Finanças

Domingo, Dia 02 de Maio de 2021 as 00:05:50



Política Errada levou Brasil ao Pior Desempenho Econômico entre 10 Maiores Economias


'Política errada levou Brasil ao pior desempenho econômico entre 10 maiores economias', diz analista
 
Estudo feito pela FGV Fundação Getulio Vargas a partir de dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) aponta que a economia brasileira terá o pior desempenho econômico entre as dez maiores economias mundiais.
 
Isso considerando o critério da paridade de poder de compra (PPC), que reflete as diferenças de custo de vida entre os países. Em 2021, segundo o FMI, as sete maiores economias do planeta terão desempenho superior ao brasileiro, segundo publicou a Folha.
 
A Sputnik Brasil conversou com Claudio Considera, economista, pesquisador do Ibre/FGV Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas e coautor do estudo. Ele disse que o fato que levou o Brasil a essa situação foi dez anos de uma política errada, executada pelos governos anteriores, junto com o que ocorreu recentemente com a pandemia do novo coronavírus, que impactou todas as economias do mundo e em particular aquelas mais desenvolvidas, com as quais o Brasil se compara.
 
"As sete maiores economias do mundo terão um desempenho em 2021 — segundo o Fundo Monetário Internacional — superior ao desempenho do Brasil. A pandemia atingiu a gente fortemente, tendo em vista que grande parte do PIB brasileiro vem do setor de serviços, que é um setor que exige uma interação muito grande entre as pessoas",
 
explicou o especialista.
 
Segundo ele, o Brasil não adotou as políticas corretas em relação à pandemia, não fazendo um lockdown, com a população não sendo orientada a usar máscara, e esta "fraqueza do governo em alertar a sociedade" fez com que o País não tivesse o controle da doença. Além disso, disse Considera, a vacinação começou tarde, está em um ritmo muito lento e isso fará com que o processo de retomada do crescimento seja muito adiado.
 
Posição do Brasil no ranking das maiores economias do mundo
 
O autor do estudo avalia que a atual posição do país, oitavo lugar, no ranking das maiores economias do mundo deve ser alterada para 12º ou 13º lugar, pois essas são as previsões que o FMI faz a respeito.
 
"A economia brasileira vem sendo afetada muito fortemente pela pandemia. Há uma promessa que teremos uma recuperação em V que se baseia em acreditar que a vacina será efetiva no tempo necessário. Entretanto, fala-se de uma recuperação em V, ou seja, você pode voltar ao ponto que começou a piorar com a pandemia, mas isso não quer dizer que vai continuar crescendo como se imagina",
 
avaliou Considera.
 
O especialista disse que há uma previsão de que a economia brasileira cresça 3,5% durante o ano de 2021, mas isso não está garantido:
 
"Provavelmente teremos um primeiro trimestre negativo e o segundo trimestre ainda está indefinido por conta dos problemas que temos tido com a vacinação [contra a COVID-19]".
 
Pelo critério do PPC, a China é a maior economia mundial, seguida por EUA, Índia, Japão, Alemanha, Rússia, Indonésia e Brasil. A série histórica do ranking PPC foi alterada por causa da revisão para cima do PIB brasileiro de 2018 e 2019, melhorando a colocação do país na lista.
 


Fonte: SPUTNIKNEWS





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
INFLAÇÃO - IGP-10 está em 0,02% em outubro, 2,04% no ano e 2,93% em 12 meses 17/10/2014
INFLAÇÃO - IGP-10 está em 0,02% em outubro, 2,04% no ano e 2,93% em 12 meses
 
17/10/2014
INFRAESTRUTURA - 76,1% das rodovias em estado ótimo, bom ou regular, segundo pesquisa CNT
 
16/10/2014
CÂMBIO - Dólar sobe 2% e fecha a R$ 2,457, o maior valor desde agosto2013
 
16/10/2014
ENERGIA - Comissão Europeia debate o programa "Clima e Energia 2030"
 
16/10/2014
EMPREGO - O pleno emprego ocasionou redução na criação de novos postos de trabalho
 
16/10/2014
ENERGIA - BNDES apoia construção de cinco usinas eólicas no Ceará
 
15/10/2014
EMPREGO - País gerou 904.913 empregos no período de jan-set/2014
 
15/10/2014
DÍVIDAS - Número de dívidas renegociadas caiu 1,64% em setembro, segundo o SPS
 
PRE-SAL - Entra em operação plataforma gigante da Petrobras na Bacia de Santos 15/10/2014
PRE-SAL - Entra em operação plataforma gigante da Petrobras na Bacia de Santos
 
15/10/2014
PETROBRAS - Novo recorde de produção de petróleo
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites