Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Franchising

13 de Junho de 2011 as 10h:03



ARTIGO: Home Office, observações para a eficácia no dia-a-dia


 

 

Consultor em gestão empresarial e especialista em comportamento humano, Cesar Pancinha, destaca ações que fazem a diferença no trabalho a distância

 

É verdade que o funcionário, produzindo via home office, pode se distrair com questões da rotina doméstica. É verdade, também, que ele pode se sobrecarregar das atividades, extrapolando a jornada de trabalho.  

 

Além de aprender a lidar com a administração do tempo, das tarefas, da disponibilidade para a comunicação com a empresa via tecnologia, da disciplina e do isolamento social, existe um equilíbrio ideal para conciliar produtividade e convívio familiar. Nesse contexto, o consultor em gestão empresarial e especialista em comportamento humano da CAPC, Cesar Pancinha, relaciona cinco atitudes para a rotina de trabalho a distância. São elas:

 

1 – Tenha uma rotina de horários bem estabelecidos. Defina um horário de trabalho. Coloque o despertador, acorde, vista-se e vá trabalhar. Em casa, de pijama, não há foco que resista. Lembre-se que não somos ilhas e que a qualquer momento podemos ser chamados para uma reunião, entrevista, confcall ou videoconferência. Não se deixe pegar desprevenido. O relaxamento leva à acomodação.

 

2 – Se possível, tenha um número de telefone comercial separado da sua residência. Às vezes, um celular não basta. Alguns clientes ou supervisores podem querer falar por um telefone fixo e, se o seu for o de casa, não há necessidade de exposição da família às questões profissionais.

 

3 – Escolha um local e batize-o de escritório. Um quarto não usado, a garagem, um mezanino, um canto da sala etc. Esse é o seu local de trabalho. Assim, você demarca o território, respeita o seu espaço “home” e todos, além de você mesmo, respeitam o seu espaço “office”.

 

4 – Reduza as interrupções. Quando se trabalha como empregado, as interrupções são inevitáveis. Trabalhando em casa, como empresário ou como empregado, elas também o serão. A diferença é que não se limitarão aos seus pares, chefes ou subordinados, mas a também a vizinhos, amigos e familiares. Algumas pessoas podem não compreender que você não está em férias, mas trabalhando em casa. Ao invés de fingir que não está, atenda aos visitante e informe, educadamente, que está em horário de expediente e, aos poucos, eles compreenderão que não convém interrompê-lo.

 

5 – Deixe claro para a sua família qual é o seu horário de trabalho, e que ele não permite acomodar atividades domésticas. Esses afazeres devem ficar para os seus períodos apropriados para que não prejudiquem a sua atividade.

 

Além das dicas, Cesar Pancinha mostra que o grande destaque é evitar a tentação de trabalhar nos horários de convívio com a família, ou vice-versa. ”Misturar as estações é extremamente nocivo tanto para o convívio familiar como para a eficácia do trabalho”, finaliza.

   

 



Fonte: WH Comunicação





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
Quanto vale a sua marca? 04/05/2010
Quanto vale a sua marca?
 
Empresas criativas e poder de concorrência 23/04/2010
Empresas criativas e poder de concorrência
 
As Consequências de um Contrato de Franquia Ineficaz - Por Patricia Barreto Gavronski*  01/04/2010
As Consequências de um Contrato de Franquia Ineficaz - Por Patricia Barreto Gavronski*
 
19/03/2010
CONTABILIDADE: A PROFISSÃO EM DESTAQUE
 
20/01/2010
Rede de franquia melhora o desempenho escolar
 
29/12/2009
ARTIGO - A profissionalização na empresa familiar, por Pedro Adachi
 
24/11/2009
O papel do BNDES como instituição de desenvolvimento econômico e social
 
18/11/2009
PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES AMBIÇÕES
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites