Home   |   Expediente   |   Publicidade   |   Cadastre-se   |   Fale Conosco             

Internacional

04 de Março de 2024 as 13:03:48



ARGENTINA - Ditador manda a polícia fechar a TÉLAM agência pública de notícias


O Jornal Franquia é totalmente solidário aos profissionais jornalistas da agência de notícias TELAM e ao Povo Argentino, contra o arbítrio e a sanha ditatorial do liberalóide desprezível.
 
Agência Télam sai do ar e trabalhadores são dispensados por 7 dias
Fechamento da agência foi anunciado na 6ª feira por Milei
 
Após o presidente argentino Javier Milei anunciar o fechamento da agência pública de notícias do país na 6ª feira, 1º.03, a Télam saiu do ar e quem tenta acessar a página do veículo encontra a mensagem “página em reconstrução”.
 
Além disso, os trabalhadores do portal receberam um comunicado no domingo, 03.03, do interventor do órgão, Diego Chaher, informando que estavam dispensados do trabalho pelos próximos 7 dias. Ao mesmo tempo, o prédio que abriga a agência foi cercado por grades, impedindo o acesso ao local.
 
Organizações que representam os jornalistas da Argentina promovem um ato nesta 2ª feira 04.02, em frente à sede da Télam, em Buenos Aires, em protesto contra o anúncio do governo. 
 
“O que estão fazendo é atentar contra a liberdade de expressão. Isso não havia passado na democracia. A agência tem 78 anos de existência, garante um serviço em todo o país, não somente de maneira gratuita, por meio do portal, mas seus serviços de cabos, fotos, boletins, fotografia, áudio e vídeo”,
 
destacou Carla Gaudensi, secretária-geral da FATPREN Federação Argentina de Trabalhadores de Imprensa em entrevista à Rádio Mitre, da Argentina.
 
Como justificativa para a decisão de fechar a Télam, Milei argumentou que a agência tem sido utilizada como "meio de propaganda kirchnerista”. O kirchnerismo é o movimento político argentino liderado pelos ex-presidentes Néstor (2003-2007), morto em 2010, e pela ex-presidente Cristina Kirchner (2007-2015).
 
Depois que Milei anunciou o fechamento da Télam, na noite de sexta-feira, os trabalhadores da Télam pediram um “abraço” no prédio da agência, localizado na Bolívar 531. A mídia aconteceria nesta segunda-feira, às 12h30.
 
No entanto, esta meia-noite os policiais anteciparam o protesto e cercaram o prédio, impedindo a entrada dos trabalhadores. Tudo aconteceu quando havia gente na redação.
 
Em fevereiro, Milei interveio em todos os meios públicos da Argentina, trocando as diretorias por gestores diretamente nomeados pelo governo. A medida foi interpretada como um primeiro passo para privatização ou extinção dos meios públicos argentinos, sendo essa uma das promessas de campanha do presidente ultraliberal. 
 
O professor de Comunicação da Universidade de Quilmes Guillermo Mastrini avaliou que ainda não está claro se o governo pode ou não fechar a agência Télam sem autorização do Legislativo. Ele lembra que o decreto de necessidade e urgência publicado pelo Executivo modificou as capacidades do governo de intervir em empresas públicas.
 
“Mas ainda não há decisão oficial sobre o fechamento. Seguramente essa questão será objeto de revisão judicial”,
 
disse Mastrini.
 
Estrutura e história
 
Criada há 78 anos com o propósito de difundir informação por toda a Argentina, a Télam conta com mais de 700 funcionários e é a única agência de notícias com correspondentes em todas as províncias argentinas. Produz cerca de 500 matérias e 200 fotografias por dia e mantém um ecossistema com departamento de vídeo, rádio, o site telam.com.ar e redes sociais.
 
Ao longo das quase 8 décadas de existência, a Télam enfrentou outras ameaças de fechamento. Tentativas de fechamento, demissões ou reduções aconteceram também durante as presidências de Carlos Menem (1989-1999), Fernando de la Rúa (1999-2001) e Mauricio Macri (2015-2019).
 
A agência foi criada como uma empresa mista, formada por capital privado e estatal, com o objetivo de quebrar o duopólio existente em matéria de informação das duas agências americanas que monopolizavam o mercado, a United Press International (UPI) e Associated Press (AP).


Fonte: AGENCIA BRASIL e PAGINA 12. Chamada de capa da Redação JF





Indique a um amigo     Imprimir     Comentar notícia

>> Últimos comentários

NOTÍCIAS DA FRANQUEADORA E EMPRESAS DO SEGMENTO


  Outras notícias.
IRÃ obtém 15/04/2024
IRÃ obtém "Mapa Completo" das Capacidades de Defesa Israelenses
 
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio 14/04/2024
ATAQUE DIRETO do IRÃ a ISRAEL muda conflito no Oriente Médio
 
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL 13/04/2024
IRÃ lança Mísseis e Dezenas de Drones Kamikaze em direção a ISRAEL
 
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil 09/04/2024
CONSELHO leva à ONU alerta sobre Avanço do NEONAZISMO no Brasil
 
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar 09/04/2024
COPA SHE BELIEVES - Brasil derrota Japão nos Pênaltis e garante 3º lugar
 
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito 07/04/2024
Brasil condena invasão do Equador à embaixada do México em Quito
 
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA 30/03/2024
ITAMARATI elogia Corte Internacional por exigir medidas de ISRAEL em GAZA
 
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira 28/03/2024
MACRON no Palácio do Planalto nesta 5ª feira
 
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden 26/03/2024
A Política Externa dos EUA põe o Mundo em Perigo, com Trump ou Biden
 
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA 25/03/2024
ONU - Conselho de Segurança aprova Cessar-Fogo Temporário em GAZA
 
Escolha do Editor
Curtas & Palpites