Vendas do varejo com ligeiro recuo em maio
Segunda alta consecutiva na comparação anual após 24 meses no terreno negativo
As vendas no varejo restrito recuaram 0,1% em maio, em termos dessazonalizados. O resultado ficou em linha com nossa projeção e abaixo da mediana das expectativas (0,3% de alta).
As vendas no conceito ampliado (que inclui veículos e materiais de construção) recuaram 0,7% no mês, também abaixo da mediana das expectativas (0,3%), mas em linha com nossa projeção (-0,9%). A abertura por componente mostra um quadro melhor, com altas no mês em veículos (1,2%), supermercados (1,4%) e material de construção (1,9%). A difusão dos setores ficou em 60%, o que é consistente com alta do indicador agregado.
Olhando à frente, projetamos que as vendas no varejo voltem a mostrar alguma recuperação nos próximos meses. Os primeiros indicadores coincidentes são consistentes com uma projeção preliminar de alta de 1,3% das vendas do varejo (conceito ampliado) em junho.
Segunda alta consecutiva na comparação anual após 24 meses no terreno negativo
As vendas no varejo restrito recuaram 0,1% na comparação mensal dessazonalizada em maio, abaixo da mediana das expectativas (0,3% de alta) e em linha com o nosso cenário. Na comparação anual, houve alta de 2,4%, a segunda alta consecutiva após 24 meses em terreno negativo.
O volume de vendas do varejo no conceito ampliado recuou 0,7% no mês em termos dessazonalizados, também abaixo da mediana das expectativas (0,2%) e em linha com nosso cenário (-0,9%). Na comparação anual, o indicador mostrou alta de 4,5%.
Com o resultado de maio, a variação trimestral segue desacelerando, embora continue positiva (ver gráfico).
Abertura sugere desempenho melhor do que o resultado do varejo ampliado
Os quatro componentes com maior participação no varejo ampliado mostraram alta em maio: veículos (1,2%), supermercados (1,4%), material de construção (1,9%) e combustíveis (0,6%). Os destaques negativos foram os setores de vestuário (-7,8%) e livros, jornais e revistas (-4,5%).
Apesar da queda de 0,7% do conceito ampliado, 6 dos 10 componentes apresentaram alta no mês, de modo que a difusão mostra um quadro melhor.
Coincidentes sinalizam alta do varejo ampliado em junho
Os primeiros indicadores coincidentes (índices de atividade do comércio, licenciamento e vendas de veículos, sondagens do comércio e do consumidor) sinalizam alta dessazonalizada de 1,3% do varejo ampliado em junho, e estabilidade do conceito restrito.
Artur Manoel Passos, do ITAÚ-BBA
Fonte: https://www.itau.com.br/itaubba-pt/analises-economicas/publicacoes/macro-brasil/vendas-do-varejo-com-ligeiro-recuo-em-maio
Confira no anexo a integra do estudo elaborado pela equipe de economistas do ITAÚ-BBA