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Investimentos

26 de Abril de 2018 as 22:04:01



INVESTIMENTOS - VIA VAREJO Resultado no 1º Trimestre/2018


VIA VAREJO - Resultado no 1º Trimestre de 2018
 
Neutro; Reafirmando Outperform
 
Os resultados da Via Varejo vieram neutros no 1T18, na nossa visão, com o top line e o EBITDA ajustado em linha com as nossas estimativas.
 
Do lado positivo, destacamos a expansão de 1,2 p.p. na margem bruta, para 32,4% (+0,2 p.p. A/E), mesmo com o maior envolvimento da companhia nos eventos promocionais durante o 1T18. Este ano foi o primeiro em que a VVAR decidiu participar destes eventos, com o intuito de ganhar participação de mercado. Nos anos anteriores, a companhia preferiu ficar de fora dos mesmos.
 
Por outro lado, o lucro líquido veio 7,8% abaixo do que projetávamos, em R$ 71 mi, representando uma margem líquida de 1,1% (-0,1 p.p. A/E). Embora já estivéssemos esperando alguma pressão proveniente do maior volume de recebíveis descontados e uma maior carga tributária, a mesma veio mais forte do que estimávamos.
 
Uma vez que a Cnova Brasil nunca apresentou lucro líquido positivo, a dedução do imposto diferido do imposto de renda a pagar não é permitido (já que fica difícil projetar quanto de lucro a empresa vai gerar para poder aproveitar esse benefício fiscal).
 
Assim, o imposto de renda saiu de um efeito positivo de R$ 11 mi no 1T17 para um efeito negativo de R$ 74 mi no 1T18. Além disso, o aumento da despesa com depreciação (+10,0% a/a), dado os maiores investimentos em Capex (+341,7% a/a), também pressionou o bottom line. 
 
Vendas registraram aumento de duplo dígito pelo terceiro trimestre consecutivo…
 
A receita bruta cresceu 10,0% a/a, para R$ 7,5 bi, amparada por uma sólida performance de +10,6% em vendas em mesmas lojas e um aumento de 6,4% a/a nas vendas do e-commerce. O GMV, por sua vez, expandiu 7,3% a/a, impulsionado pelo marketplace, no qual as vendas subiram 25,5% a/a e passaram a representar 27,5% (+4,0 p.p.) do GMV total. 
 
…com uma sólida rentabilidade operacional.
 
A margem bruta aumentou 1,2 p.p. a/a, para 32,4%, mantendo a mesma tendência positiva observada durante 2017, refletindo
 
(i) uma estratégia comercial mais assertiva com a integração dos canais online e offline;
(ii) a maturação da política de preços regionalizada (concluída em set/17) e
(iii) a aceleração das vendas das linhas de móveis.
 
A margem EBITDA ajustada, por sua vez, cresceu em um ritmo mais lento que a margem bruta, cerca 0,6 p.p. a/a, para 6,1%, dado o menor aumento das vendas online, que têm um nível superior de EBITDA, em comparação às vendas em lojas físicas.
 
Além disso, as despesas com SG&A foram impactadas negativamente durante o trimestre devido a alterações em regras contábeis para companhias que possuem financeiras, as quais requerem a provisão das perdas totais sobre a carteira de agora em diante.
 
Processos trabalhistas também geraram uma pressão adicional sobre o SG&A. Por fim, a margem líquida diminuiu 0,5 p.p. a/a, para 1,1%, impactada
 
(i)  pelo aumento de 12,1% a/a nas despesas financeiras líquidas, dado o maior volume de recebíveis descontados no período;
(ii)  por despesas maiores com depreciação e
(iii) pela maior carga tributária.  
 
Endividamento flat e melhor capital de giro também marcaram o trimestre.
 
A dívida bruta ficou praticamente estável a/a, em R$ 713 mi (+3,6% a/a) e a posição de caixa melhorou 14,8% a/a, para R$ 604 mi, enquanto o montante de recebíveis não descontados (também considerados como caixa) reduziram 6,0% a/a, levando a uma posição de caixa líquido/EBITDA de 1,5x no 1T18, contra 2,1x no 1T17.
 
O fluxo de caixa operacional melhorou 12,5% a/a, mas ainda assim registrou uma queima de caixa de R$ 2,8 bi (em linha com a sazonalidade anual), beneficiado principalmente pela linha de recebíveis (devido ao maior volume de antecipações no trimestre). 
 
Em geral, seguimos otimistas com o case de investimento da companhia. Na nossa visão, VVAR está no caminho certo para recuperar participação de mercado durante 2018. Além disso, o cenário atual favorável às vendas de bens duráveis, junto com esforços internos da empresa, devem ser traduzidos em aceleração de vendas e ganho de margens.
 
Outperform 
 
Assim, reiteramos nossa recomendação de Outperform e mantemos nosso preço alvo para VVAR11 em R$ 38,00 para o final de 2018. VVAR11 está sendo negociada a 7,2x EV/EBITDA para o final do ano, de acordo com as nossas estimativas, contra uma média histórica (últimos 5 anos) de 4,3x. 
 
Confira no anexo a íntegra do relatório de análise de desempanho da VIA VAREJO no 1º trimestre/2018, elaborado por MARIA PAULA CANTUSIO, CNPI, analista senior do BB Investimentos

Clique aqui para acessar o aquivo PDF

Fonte: MARIA PAULA CANTUSIO, CNPI, analista senior do BB Investimentos





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